Muitos esquecem a importância de calibrar os Pneus e acabam perdendo muito dinheiro sem nem perceber, já foi comprovado que andar com o Pneu sem se importar com a calibragem ideal resultada em um gasto de 20% a 25% a mais de combustível do que um veículo com os pneus calibrados.
E a causa é bem simples de se entender, com os pneus descalibrados é normal apresentar uma resistência maior ao rolamento
acabando forçando mais o motor, resultando num gasto maior de combustível.
Para confirmarmos a calibragem ideal, será necessário seguir esses passos:
- Pegar o Manual do proprietário do carro
- Abrir no índice e procurar pela página que fala sobre os Pneus
- Procure a seção sobre calibragem
- Confira a tabela de calibragem de Pneus e especificações
A informação que você vai buscar é mais ou menos essa: 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31
Agora estamos com outra dúvida. Como ler a calibragem ideal?
175/70 R14: é a medida do pneu. O primeiro número (175) fala qual é a largura do pneu em milímetros; já o segundo (75) diz qual é o percentual da altura da banda de rodagem em relação à largura.
A letra R indica que se trata de um pneu Radial e o último número (14) indica o aro da peça.
Portanto, um pneu 175/70 R14 é um pneu radial, de aro 14, com 175 milímetros de largura e 70% disso (122,5 milímetros) de altura de banda de rodagem.
Depois vem a calibragem, que no exemplo é 2.1/30 e 2.1/31.
O primeiro número (2.1) é a calibragem medida em BAR, um sistema muito usado na Europa; já o número seguinte (30) é a mesma calibragem, mas em PSI, sistema usado no Brasil, ou seja: 2.1 BAR equivale a 30 PSI.
Há uma diferença nos números (2.1/30 e 2.1/31) porque, normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
Resumindo tudo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 significa que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
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