Janeiro de 2022 não foi um mês bom para o mercado automotivo nacional. Além da crise de componentes que dificultava a produção de novos veículos, a variante Ômicron da COVID-19 estava chegando ao Brasil e causava preocupação para a população e para o setor industrial. Em 2023, porém, as coisas começaram diferentes.
Mesmo que o número de emplacamentos de janeiro de 2023 tenha recuado 26% em relação a dezembro, algo considerado comum, ele foi maior do que em janeiro de 2022. Ao todo, foram 268.381 novos veículos que chegaram às ruas, 16,3% a mais do que no mesmo período no ano passado, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
“A queda, em relação a dezembro de 2022, é sazonal no nosso setor, já que, nesta época, despesas como IPVA, material escolar e IPTU acabam pesando na decisão de compra das famílias. Tanto que o resultado de 2023 não fica muito distante da média registrada nos meses de janeiro dos cinco anos anteriores”, explica Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
Entre os automóveis e comerciais leves, o resultado do primeiro mês do ano também foi positivo. No total, foram 130.460 emplacamentos, quase 15.000 a mais do que no ano passado. Segundo a projeção da Federação para o ano atual, a tendência é que as vendas desse ano sejam praticamente iguais às de 2022 e começar o ano com um aumento de quase 12% é um sinal positivo, segundo Andreta Jr.
Os veículos eletrificados também tiveram um resultado para lá de satisfatório. Janeiro registrou uma série histórica, com alta de 76% em relação ao mesmo mês de 2022. Segundo o presidente da Fenabrave um dos principais fatores para esse aumento, além é claro da melhora da situação do país, é o aumento da oferta de modelos híbridos e elétricos no Brasil.
Mesmo que o começo de ano seja positivo para a maioria, há alguns que estejam com saudade de 2022. Diferente de como foi no ano passado, a Fiat Strada, o carro mais vendido de 2022, começa o ano sendo destronada pelo Chevrolet Onix.
A recuperação do hatch, que sofreu muito com a falta de componentes, começou a ser vista nos últimos meses de 2022 e, em janeiro, ele fechou o mês com 7.162 unidades emplacadas, apenas 162 a mais que a Strada. Logo atrás, com 6.164 emplacamento veio o Onix Plus, desbancando o Hyundai HB20, segundo modelo mais vendido de 2022, mas que começou 2023 na sexta colocação, atrás do Chevrolet Tracker, em quarto, e do Hyundai Creta, em quinto.
Na sequência, o Volkswagen T-Cross aparece em sétimo com 4.454 e é o único VW no top 10. Logo atrás vem uma dobradinha da Fiat, com o Argo (4.282) e o Mobi (4.208). O hatch abriu 2023 praticamente no mesmo patamar que fechou o ano anterior e muito longe dos seus tempos de glória, como foi em 2021. Enquanto o compacto teve uma queda significativa, já que havia fechado 2022 como o quinto veículo mais vendido. Quem fecha o top 10 é o Jeep Compass com 4.139 emplacamentos, outro que está longe de ter a mesma relevância de dois anos atrás.
Entre as picapes, nada de surpresa. Abaixo da sempre líder Strada, a dupla Toyota Hilux (3.435) e Fiat Toro (3.281) mantiveram suas posições, algo que se repete desde novembro.
Carros mais vendidos em janeiro de 2023
Posição Modelo Unidades
1º Chevrolet Onix 7.162
2º Fiat Strada 7.000
3º Chevrolet Onix Plus 6.164
4º Chevrolet Tracker 5.296
5º Hyundai Creta 4.969
6º Hyundai HB20 4.840
7º Volkswagen T-Cross 4.454
8º Fiat Argo 4.282
9º Fiat Mobi 4.208
10º Jeep Compass 4.139